A governança do Movimento Fé e Alegria combina as dinâmicas hierárquicas e “redárquicas”. As linhas hierárquicas permitem organizar a responsabilidade e a subsidiariedade na tomada de decisões, mas são sempre mediadas pela dinâmica da rede que caracteriza o movimento: cada Fé e Alegria nacional constitui uma rede interna dentro do país, o grupo de países constitui uma rede global, cada iniciativa é uma rede e o grupo de iniciativas, por sua vez, constitui uma rede de iniciativas.
A “redarquia” é uma estrutura funcional que integra e organiza um conjunto de redes que respondem às prioridades institucionais, que têm sua própria identidade com uma visão e missão compartilhadas. Cada uma das redes tem uma função definida, distinta e se complementam entre elas. Elas se entrelaçam e se interligam com uma multiplicidade de outras redes para favorecer a transformação social.
Confirmando a nossa opção de fortalecer uma forma de organização e gestão da MISSÃO em REDES, constatamos a importância de gerar uma forma de proceder ou uma cultura federativa que corresponda a essa opção e a dinamize internamente.
Percebemos que as estruturas organizacionais em REDE devem ser acompanhadas por uma cultura federativa que, correspondendo a elas, nos transforme e nos enriqueça, tanto no pessoal quanto no coletivo.
A nossa opção em REDE, com uma perspectiva GLOBAL e o fortalecimento de VÍNCULOS não é apenas uma forma de gestão, mas é, acima de tudo, uma forma de ser como organização.