Nos dias 21 e 22 de outubro de 2024, Quito (Equador), será sede do XLIX Congresso Internacional “Desafios e oportunidades da Educação Popular de Fé e Alegria”. Este evento reunirá delegados/as dos 22 países que fazem parte da Federação Internacional de Fé e Alegria, além de outros países onde temos algumas ações, para abordar os desafios atuais na educação.
Será um espaço para apresentar novas práticas pedagógicas que garantam o direito à aprendizagem para as populações mais vulneráveis e a necessidade de propostas que inspirem o trabalho educacional.
A preparação para o Congresso envolveu mais de dez meses de trabalho nos 22 países participantes. Para abordar de forma integral os desafios e oportunidades, foram organizadas quatro mesas de discussão: Direito à Aprendizagem; Desafios e Práxis Pedagógica Transformadora em Fé e Alegria; Proposta Educativa; e Educação Popular e Desafios Globais.
Nesses espaços, foram formadas comunidades para refletir criticamente sobre a aprendizagem, identificaram-se práxis pedagógicas inovadoras, analisaram-se modelos educacionais que promovem justiça social e igualdade, além de se tratar os desafios globais e a redução de lacunas educacionais. Como resultado, formaram-se 78 comunidades de aprendizagem com 763 participantes, 74 círculos de diálogo pedagógico, que apresentaram a experiência de 173 centros educacionais e contaram com a participação de 515 entre acompanhantes pedagógicos e docentes, equipes educacionais nacionais e 22 direções nacionais.
O Congresso contará com a conferência da Dra. Leda Anahí Guelman e a participação em mesas de diálogo de Sylvia Schmelkes, ambas especialistas internacionais em educação popular, comprometidas com a justiça social. Também participará o diretor nacional de Currículo do Ministério da Educação do Equador, José Miguel Castillo Barros, além de vários representantes de Fé e Alegria. Sua participação garante uma abordagem enriquecedora e multidimensional, fundamental para enfrentar os desafios educacionais atuais e futuros, a partir de uma perspectiva global e comunitária.
Este evento também será uma oportunidade para o lançamento da campanha internacional de incidência e ação pública “Pelo Direito à Aprendizagem”, que visa capacitar as comunidades educacionais para serem protagonistas de transformações educacionais que possam mudar a sociedade. O evento começará no Parque La Carolina com um festival juvenil e terminará no Auditório do Ministério da Educação, com a presença da Ministra da Educação do Equador, Dra. Alegría Crespo, do Pe. Daniel Villanueva, SJ, coordenador da Federação Internacional de Fé e Alegria, Carlos Vargas, Diretor de Fé e Alegria Equador, delegados dos países, redes educacionais internacionais e locais.
O XLIX Congresso Internacional “Desafios e oportunidades da Educação Popular de Fé e Alegria” é um espaço para criar ações que impulsionem projetos educacionais que garantam o direito à educação, à aprendizagem e promovam a transformação social.
Agenda
Segunda-feira, 21 de outubro
08h00 – 08h30 | Registro de presença e entrega de materiais.
08h30 – 08h50 | Apresentação de boas-vindas aos países por meio de um conjunto artístico.
08h50 – 08h55 | Ato inaugural do 49º Congresso Internacional: Desafios e oportunidades da educação popular de Fé e Alegria.
09h00 – 09h10 | Intervenção de Carlos Vargas, Diretor Nacional de Fé e Alegria Equador.
09h10 – 09h20 | Intervenção de Pe. Daniel De Ycaza, SJ – provincial da Companhia de Jesus no Equador.
9h20 – 09h30 | Intervenção de Pe. José Mesa, SJ, delegado de Educação da Companhia de Jesus.
09h30 – 09h40 | Intervenção de Pe. Dani Villanueva, SJ, coordenador Geral da Federação Internacional.
09h40 – 09h45 | Hino de Fé e Alegria.
09h50 – 10h55 | Conferência Central de Abertura do 49º Congresso Internacional: Desafios e oportunidades da educação popular de Fé e Alegria. Dra. Leda Anahí Guelman.
11h30 – 12h30 | Mesa 1: Experiência de Implementação das Comunidades pelo Direito à Aprendizagem.
12h30 – 13h30 | Mesa 1: Apresentação de ações de mobilização pelo Direito à Aprendizagem.
15h00 – 17h00 | Mesa 2: Desafios e práxis pedagógica transformadora em Fé e Alegria.
18h30 | Evento cultural e artístico.
Terça-feira, 22 de outubro
08h30 – 09h00 | Síntese do primeiro dia.
09h00 – 09h30 | Mesa 3: Resumo dos momentos desenvolvidos no pré-congresso.
09h30 – 10h30 | Conversa: Desafios e oportunidades da educação no contexto atual a partir da perspectiva dos direitos humanos para a ação transformadora do movimento. Mesa de diálogo entre atores-chave (Panelistas: José Flores, Vice-Ministro da Educação do Equador, Fé e Alegria África, Dra. Sylvia Schmelkes, pesquisadora e especialista em educação).
10h50 – 12h30 | Espaços de diálogo, plenária de trabalho em grupos e síntese.
15h00 – 16h00 | Festival Juventudes pelo Direito à Aprendizagem no Parque La Carolina.
16h00 – 17h00 | Evento de lançamento da campanha “Pelo Direito à Aprendizagem” no Ministério da Educação do Ecuador.
Saiba mais sobre o nosso Congresso:
https://congreso2024.feyalegria.org/
Fonte: Federação Internacional de Fé e Alegria e Fé e Alegria Equador
Obra de Promoção Social e Educação Popular da Companhia de Jesus que transforma vidas em 14 estados brasileiros.
#SomosFéAlegriaBrasil
Avenida Paulista, 2.300 – 17º andar
CEP 01310-300 | Bela Vista – São Paulo/SP
+55 11 3956-6400
A Fundação Fé e Alegria é uma instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, Certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS, nas áreas de educação e assistência social. Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica – PIEA, oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem. Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social. A Fundação Fé e Alegria atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar n. 187 de 16 de dezembro de 2021.
Clique aqui e saiba mais sobre a importância da filantropia (imunidade tributária) para o país.
Deixe um comentário