Foram discutidas propostas de melhoria para o atendimento socioassistencial na região do Grajaú, extremo sul da cidade.
Sexta-feira, 07/07, ocorreu a XII Conferência Regional de Assistência Social da cidade de São Paulo. A conferência reuniu organizações da sociedade civil, lideranças públicas e cidadãos para discutir propostas de melhoria para o atendimento da assistência social na região sul de São Paulo, no Grajaú.
A mobilização, também, objetiva evidenciar a insuficiência de atendimentos perante a demanda. O bairro do Grajaú está localizado no extremo sul da cidade de São Paulo, região periférica e uma das mais populosas da cidade. Este contexto exige atenção para famílias que estão vulneráveis devido a más condições de acesso a educação, saúde, lazer e que estão, também, diretamente expostas à violência – a região também possui um dos índices de criminalidade mais altos.
A Fundação Fé e Alegria, atuante como organização da sociedade civil, trabalha diretamente no serviço de atendimento socioassistencial, contando com o envolvimento toda uma equipe técnica capacitada, além do apoio das famílias da região para construir narrativas e propostas que atendam a realidade especifica das famílias locais.
Ainda, nesta ocasião, o educador Pedro Paulo, e a assistente social, Maria Mercy, ambos colaboradores de Fé e Alegria, foram convidados a realizar a abertura da conferência, evento o qual se estimava a presença de mais de 500 convidados. Além da abertura, a equipe também protagonizou discussões no segundo momento da conferência, junto as mesas de trabalhos.
Como encaminhamentos da conferência, a equipe técnica da Fundação, foi eleita para delegar e defender as propostas discutidas em assembleia, na próxima conferência municipal – marcada ainda para outubro deste ano.