No ano de 2007, por iniciativa de quatro voluntários moradores do bairro de Mandacaru, teve início uma pesquisa quantitativa sobre as necessidades das crianças e dos adolescentes da região. A partir desta pesquisa, percebeu-se uma grande fragilidade, tanto na área social como na educacional, como ausência de atividades culturais, esportivas, socioeducativas e de promoção social.
Levando os resultados em consideração, os voluntários perceberam que uma possibilidade de minimizar as fragilidades seriam ações voltadas para educação, como o reforço escolar. Partindo deste ponto, os voluntários foram em busca de uma possível parceria com a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, ligada a Companhia de Jesus, e tiveram sua causa abraçada, contando com a ajuda com o fornecimento de um local para as atividades e, também, com alguns materiais como cadernos, lápis, copos e pratos, além de alimentação para as crianças.
Dessa parceria surgiu o projeto Sonhar e Viver, no ano de 2010, que atendia um grupo formado por crianças residentes, de 8 a 11 anos. Na época, o pároco jesuíta Pe. Washington Paranhos, que tinha conhecimento sobre os trabalhos de Fé e Alegria Brasil, viu no pequeno projeto a possibilidade de algo maior, que pudesse atender mais crianças e adolescentes. Partindo desta visão, foi escrito e encaminhado um projeto para a Fundação Fé e Alegria do Brasil, que foi aprovado e teve seu início em 2011, com atividades na linha da formação humana e cidadania, cursinho pré-vestibular e aulas de violão, canto e capoeira. No ano seguinte, em 2012, o projeto se consolidou de vez com a inclusão das práticas de dança, teatro, informática e esportes. Em 2016 e 2017 o espaço mudou de endereço para se aproximar dos educandos e de suas famílias.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos atua na prevenção de situações de risco social, na permanência do indivíduo no sistema educacional e no fortalecimento das relações familiares, sociais e comunitárias. Por meio do trabalho promovido, o atendido passa a se entender como sujeito de direitos e se torna o protagonista de sua própria história, despertando sua compreensão crítica da realidade social e do mundo moderno e sua capacidade de transformar os ambientes em que atua.
O centro paraibano desenvolve o serviço por meio de práticas de dança, teatro, informática e esportes para os atendidos da comunidade.
Por fim, o Projeto Meninas e Meninos Livres é uma das ações realizadas em conjunto com escolas públicas regionais para promover o pensamento crítico e a equidade de gênero, bem como proporcionar um espaço de escuta e formação para jovens e adolescentes. Além disso, a iniciativa introduz debates referentes à igualdade de gênero e reflete sobre os mais diversos tipos de violência contra a mulher, com o propósito de conscientizar e despertar mudanças na sociedade.
Rua Visc. de Ouro Preto, 505
Mandacaru | João Pessoa/PB
CEP: 58027-641
+55 83 98654 5956
Rua Visc. de Ouro Preto, 505
Mandacaru | João Pessoa/PB
CEP: 58027-641
+55 83 98654 5956
Obra de Promoção Social e Educação Popular da Companhia de Jesus que transforma vidas em 14 estados brasileiros.
#SomosFéAlegriaBrasil
Avenida Paulista, 2.300 – 17º andar
CEP 01310-300 | Bela Vista – São Paulo/SP
+55 11 3956-6400
A Fundação Fé e Alegria é uma instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, Certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS, nas áreas de educação e assistência social. Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica – PIEA, oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem. Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social. A Fundação Fé e Alegria atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar n. 187 de 16 de dezembro de 2021.
Clique aqui e saiba mais sobre a importância da filantropia (imunidade tributária) para o país.