Fundada legalmente em 2007, a história de Fé e Alegria no Amazonas se inicia depois de um estudo de campo realizado no ano anterior pelo Pe. Roberto Jaramillo Bernal, pelos professores Felizola e Lucíola da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e pelos alunos do mestrado em Educação Margareth Abtibol e Roberto Abtibol. O estudo, focado nas áreas urbanas periféricas da cidade de Manaus (AM), identificou a necessidade de um trabalho direcionado aos adolescentes, como cursos pré-universitários. Além disso, a área de abrangência do projeto foi definida nos bairros de Grande Vitória, Nova Vitória e adjacências. Desse modo, ainda em 2006, iniciaram-se as atividades de implementação.
A partir da formação de parcerias com a equipe de professores de Fé e Alegria no Amazonas, foi disponibilizado um espaço no Centro Educativo Dom Adalberto Marzi para o início das atividades do projeto. O passo seguinte foi convidar a comunidade para discutir sobre os detalhes do planejamento e, em março de 2007, foi realizada a primeira reunião com as famílias e os usuários visitados na fase de definição do público-alvo. A programação possibilitou a sondagem das expectativas e a sensibilização das famílias quanto à importância da participação daquela comunidade para a construção e o sucesso do projeto.
Em 2008, surgiu a unidade do projeto Escola Alternativa com atividades de acompanhamento, como aulas em classe, retiros espirituais, pesquisas de campo, canto coral e aulas de idiomas. No ano seguinte, o centro ampliou seu espaço, contando com mais três salas, o que fez expandir as possibilidades de atendimento.
O principal destaque do Centro Social é o Projeto APOEMA, cujo nome vem do idioma Tupi que significa “Quem enxerga além das fronteiras, além do horizonte, aquele que vê mais longe”. Alinhado ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o projeto existe desde 2010, buscando favorecer o desenvolvimento de suas potencialidades dos assistidos e visando contribuir para a proteção social de crianças e adolescentes.
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: 238
Meninas e Meninos Livres: 134
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos atua na prevenção de situações de risco social, na permanência do indivíduo no sistema educacional e no fortalecimento das relações familiares, sociais e comunitárias. Por meio do trabalho promovido, o atendido passa a se entender como sujeito de direitos e se torna o protagonista de sua própria história, despertando sua compreensão crítica da realidade social e do mundo moderno e sua capacidade de transformar os ambientes em que atua.
O Projeto Meninas e Meninos Livres é uma das ações realizadas em conjunto com escolas públicas regionais para promover o pensamento crítico e a equidade de gênero, bem como proporcionar um espaço de escuta e formação para jovens e adolescentes. Além disso, a iniciativa introduz debates referentes à igualdade de gênero e reflete sobre os mais diversos tipos de violência contra a mulher, com o propósito de conscientizar e despertar mudanças na sociedade.
Rua Tocantinópolis, 237 Grande Vitória
São José Operário | Manaus/AM
CEP: 69086-662
+55 92 98828-6729
Rua Tocantinópolis, 237 Grande Vitória
São José Operário | Manaus/AM
CEP: 69086-662
+55 92 98828-6729
Obra de Promoção Social e Educação Popular da Companhia de Jesus que transforma vidas em 14 estados brasileiros.
#SomosFéAlegriaBrasil
Avenida Paulista, 2.300 – 17º andar
CEP 01310-300 | Bela Vista – São Paulo/SP
+55 11 3956-6400
A Fundação Fé e Alegria é uma instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, Certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS, nas áreas de educação e assistência social. Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica – PIEA, oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem. Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social. A Fundação Fé e Alegria atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar n. 187 de 16 de dezembro de 2021.
Clique aqui e saiba mais sobre a importância da filantropia (imunidade tributária) para o país.