Ao assumir o desafio de desenvolver serviços de acolhimento institucional na cidade de Vitória (ES), a partir de 2002, a equipe local de Fé e Alegria buscou atender a uma solicitação dos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, uma vez que a cidade não contava com abrigos para atender ao público masculino, o que gerava um grupo expressivo de meninos que fazia das ruas o seu lugar de vivência.
No decorrer de 20 anos de existência, o Programa de Acolhimento Institucional Viva a Vida experimentou vários formatos, buscando adaptar-se aos contextos observados. Se no início o público predominante era de meninos maiores, com experiência de vivências nas ruas, hoje a grande maioria dos atendimentos é voltado a crianças de ambos os sexos.
Quando iniciou seu trabalho, a equipe de Fé e Alegria ainda não dispunha das orientações técnicas da área de assistência social, mas essa questão foi se estruturando, gradativamente, nos anos seguintes. Assim, a partir da sensibilidade e do estudo constante do tema, a equipe desenvolveu boas práticas, que vão muito além da regulamentação para a oferta de serviços públicos dessa natureza. Algumas delas foram sistematizadas e divulgadas em uma publicação lançada no ano de 2018, com o título de O acolhimento institucional e a garantia de direitos: conceitos e práticas no Programa Viva a Vida.
O programa Viva a Vida é integrado por quatro serviços de acolhimento institucional, sendo dois deles para adolescentes, e os demais dedicados ao acolhimento de crianças pequenas, com até 6 anos de idade, que representam a grande maioria dos atendimentos realizados nos últimos anos. Além disso, conta com duas repúblicas, nas quais os jovens com idade superior a 18 anos, egressos dos serviços de acolhimento, podem dar continuidade aos seus processos de autonomia pessoal e econômica.
O acolhimento institucional promovido pelo programa constitui uma medida de proteção especial, caracterizada pela excepcionalidade e pelo afastamento provisório do convívio familiar, possibilitando a preservação e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, além da garantia de direitos, respeito à diversidade, atendimento personalizado e respeito à autonomia da criança e do adolescente.
Os serviços de acolhimento institucional são voltados para crianças e adolescentes sob medida de proteção, vítimas de abandono, negligência ou violência. Durante o período de acolhimento, os atendidos recebem os cuidados com saúde, educação e tudo o que for necessário para possibilitar o seu desenvolvimento integral. Enquanto isso, as equipes técnicas do programa realizam o acompanhamento sistemático para viabilizar o retorno da criança ou do adolescente ao convívio com sua família de origem (nuclear ou extensa) ou substituta (adoção).
O Programa de Acolhimento Institucional Viva a Vida é realizado em parceria com Secretaria Municipal de Assistência Social de Vitória e conta com o apoio da Província Pavoniana no Brasil.
Rodovia Serafim Derenzi, 57
Bairro Santo Antônio | Vitória/ES
CEP: 29026-473
+55 27 3025-2398
Rodovia Serafim Derenzi, 57
Bairro Santo Antônio | Vitória/ES
CEP: 29026-473
+55 27 3025-2398
Obra de Promoção Social e Educação Popular da Companhia de Jesus que transforma vidas em 14 estados brasileiros.
#SomosFéAlegriaBrasil
Avenida Paulista, 2.300 – 17º andar
CEP 01310-300 | Bela Vista – São Paulo/SP
+55 11 3956-6400
A Fundação Fé e Alegria é uma instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, Certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS, nas áreas de educação e assistência social. Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica – PIEA, oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem. Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social. A Fundação Fé e Alegria atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar n. 187 de 16 de dezembro de 2021.
Clique aqui e saiba mais sobre a importância da filantropia (imunidade tributária) para o país.