Segundo a definição do Michaellis – dicionário de língua portuguesa – a definição da palavra ‘Alfabetização’ é a seguinte: “Ato ou efeito de alfabetizar” ou “Processo de aquisição do código linguístico e numérico; letramento”. Em outras palavras, ser alfabetizado é estar apto à capacidade básica de leitura e interpretação de texto e cálculos matemáticos simples.
Atualmente mais de 13 milhões de brasileiros, de crianças em fase escolar a idosos, são analfabetos. Além disso, 27% das pessoas alfabetizadas são compreendidas por “analfabetos funcionais”, isso é, sabem ler e escrever, mas não conseguem interpretar e aplicar os conhecimentos em suas necessidades do dia a dia.
Mas, o que isso tem a ver com você com você, comigo e com a gente?
Esses números refletem uma sociedade com alto déficit na qualidade de educação e isso impacta diretamente em outros fatores que, consequentemente, atingem a mim, a você, sua família e todos nós: cidadãos brasileiros. Podemos citar como exemplo algumas áreas que são comprometidas com a má qualidade da educação como: violência e insegurança, baixo desenvolvimento econômico, desemprego, baixo desenvolvimento tecnológico, instabilidade econômica e mais.
Estudos – pesquisa Esalq/USP- comprovam que quanto maior o nível de escolaridade e acesso a educação para crianças e jovens, menor é o índice de violência e criminalidade, por exemplo.
Dito isso, listamos 3 motivos rápidos e fáceis, para te convidar a refletir e juntar-se em prol de uma educação popular integral e de qualidade para mais criança, jovens, adultos e idosos. Confira:
Obra de Promoção Social e Educação Popular da Companhia de Jesus que transforma vidas em 14 estados brasileiros.
#SomosFéAlegriaBrasil
Avenida Paulista, 2.300 – 17º andar
CEP 01310-300 | Bela Vista – São Paulo/SP
+55 11 3956-6400
A Fundação Fé e Alegria é uma instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, Certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS, nas áreas de educação e assistência social. Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica – PIEA, oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem. Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social. A Fundação Fé e Alegria atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar n. 187 de 16 de dezembro de 2021.
Clique aqui e saiba mais sobre a importância da filantropia (imunidade tributária) para o país.