Siga-nos:

Formação sobre ecologia integral destaca importância do cuidado com a Casa Comum para Fé e Alegria

Na última sexta-feira (21), os colaboradores de Fé e Alegria Brasil participaram de uma manhã repleta de aprendizado e inspiração para cuidarmos cada vez mais e melhor do planeta. Com o tema O que é ecologia integral para Fé e Alegria: aprendendo juntos a cuidar nossa Casa Comum, o Diálogo Formativo conduzido pelo coordenador regional de Fé e Alegria em Roraima e colíder da Iniciativa Federativa de Ecologia Integral, José Alberto Romero Blanco, falou sobre a importância desse conceito para Fé e Alegria e sobre como podemos adotá-lo no dia a dia. 

 

Nesse momento de formação virtual, que reuniu colaboradores dos centros de Fé e Alegria em todo o país, Romero apresentou a Ecologia Integral como um conceito dinâmico: “Vamos aprender juntos a cuidar da Casa Comum. É um processo contínuo de aprendizado”. Ao dar aos participantes um amplo panorama sobre os problemas socioambientais da América Latina, com foco na Amazônia, ele levou todos a refletirem sobre mudanças climáticas, desmatamento, superpopulação, economia baseada em extrativismo e até mesmo o consumismo e a cultura do descarte. 

 

Com base em todo esse contexto, o coordenador trouxe o conceito de ecologia integral para Fé e Alegria, que toma por base três princípios:

 

  • Cuidado com a Casa Comum: somos convidados a nos unirmos em uma busca pelo desenvolvimento sustentável e integral
  • Conexões e interdependência: a crise ecológica é uma crise social, que se manifesta de múltiplas maneiras
  • Desafio educativo: um profundo compromisso por fazer do espaço educativo um verdadeiro lar

 

Para Fé e Alegria, ele conta, a Ecologia Integral é um projeto ético e político que busca conectar a ação pedagógica popular ao cuidado da Casa Comum e da Justiça Socioambiental. 

Isso passa, portanto, pela realização de tarefas que reduzam o impacto negativo da ação humana no ambiente, e que se estende às esferas social, económica e espiritual, promovendo o desenvolvimento da cidadania ecológica. Dessa forma, é uma proposta que destaca a ligação que existe entre o social, o cultural e o humano. 

 

“A solução não é tecnológica. É claro que a tecnologia ajuda, mas a ecologia integral passa pelo desenvolvimento da cidadania ecológica. Quando nós tratamos nossas crianças pedagogicamente, temos uma intencionalidade. Não queremos só passar um conteúdo, queremos que eles problematizem, que eles façam questionamentos e que, desde a própria realidade, eles consigam transformar o seu entorno”, explica. 

 

No final da apresentação, Romero ainda disponibilizou materiais informativos e pedagógicos, para que as equipes de Fé e Alegria possam compreender cada vez mais e adotar no dia a dia dos centros os princípios de ecologia integral. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

©2024 Todos los derechos reservados
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com