por Catarina de Santana e Silva, coordenadora de Fé e Alegria Pernambuco
De acordo com a Constituição Federal e Estatuto da Criança e Adolescente, é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos das crianças e adolescentes. Dessa forma, todos têm a responsabilidade de garantir que cada criança tenha a oportunidade de se desenvolver em um ambiente que respeite e promova seus direitos. Nos centros de Fé e Alegria, a palavra “criança” é mais do que um conceito, é uma prioridade que permeia nossos serviços e orienta nossas ações. Mas, afinal, o que significa, de fato, ser criança na Fundação Fé e Alegria do Brasil?
Em Fé e Alegria, ser criança é viver uma infância em que o direito à educação, à proteção e ao brincar são colocados em prática diariamente, dentro de uma perspectiva de educação popular. O brincar é um direito fundamental da criança, pois é por meio das brincadeiras que ela desenvolve sua criatividade, socializa, aprende a lidar com as emoções e adquire habilidades essenciais para a vida.
A educação popular, que historicamente tem suas raízes na promoção da equidade e da transformação social, enxerga as crianças não apenas como receptoras passivas de ensino, mas como sujeitos ativos em seus processos de aprendizagem, desenvolvimento e, claro, na maneira como interagem com o mundo por meio do brincar. E como Fé e Alegria atua em prol das crianças?
O direito de ser criança: uma infância plena e protegida
A educação popular nos ensina que cada criança tem o direito de ser protagonista de sua própria história. No contexto de Fé e Alegria, isso significa que meninos e meninas têm não apenas o direito de aprender, mas também o direito de serem crianças: de brincar, de explorar, de criar e de sonhar.
Em outubro, Mês das Crianças, queremos ressignificar essa data e lembrar que ser criança é um direito fundamental. Meninos e meninas devem ter acesso a uma infância plena, livre de violências e pressões, com garantias de direitos básicos, como a educação, a saúde, o lazer e a proteção.
Ressignificar a data significa lembrar que cada criança tem o direito de ser feliz, de brincar, de crescer com dignidade e de se desenvolver plenamente. Que possamos, como sociedade, promover uma infância onde essas oportunidades sejam garantidas para todas as crianças.
Obra de Promoção Social e Educação Popular da Companhia de Jesus que transforma vidas em 14 estados brasileiros.
#SomosFéAlegriaBrasil
Avenida Paulista, 2.300 – 17º andar
CEP 01310-300 | Bela Vista – São Paulo/SP
+55 11 3956-6400
A Fundação Fé e Alegria é uma instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, Certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS, nas áreas de educação e assistência social. Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica – PIEA, oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem. Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social. A Fundação Fé e Alegria atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar n. 187 de 16 de dezembro de 2021.
Clique aqui e saiba mais sobre a importância da filantropia (imunidade tributária) para o país.
Deixe um comentário