No final de 2024, a Casa de Acolhida Dom Luciano Mendes de Almeida, centro da Fundação Fé e Alegria do Brasil na cidade de São Paulo (SP), dedicado a acolher migrantes e refugiados venezuelanos, foi reconhecida com o Selo de Direitos Humanos e Diversidade – 7ª edição. Promovida pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) de São Paulo, a premiação reconhece boas práticas de gestão da diversidade e promoção dos direitos humanos em empresas, órgãos públicos e organizações do terceiro setor.
Este é o quarto ano consecutivo que a Casa conquista o Selo, como destaca o coordenador da Casa, Pe. Chang Son Yu, SJ: “Esta é uma conquista extraordinária para a Fundação Fé e Alegria do Brasil e para a Casa Dom Luciano Mendes de Almeida. Esse reconhecimento reafirma o compromisso diário que temos com a proteção e garantia dos direitos de migrantes e refugiados venezuelanos, pessoas que acolhemos com todo o cuidado e respeito que merecem. Mais do que um prêmio, esse selo representa o impacto positivo do nosso trabalho e a força da nossa missão de promover justiça social, inclusão e dignidade. É uma vitória que compartilhamos com cada membro da nossa equipe, parceiros e com aqueles que confiam em nós para recomeçar suas vidas”.
Fundada em novembro de 2018, a Casa Dom Luciano Mendes de Almeida busca ir além da acolhida física e disponibiliza as ferramentas para inserção efetiva dos migrantes dentro do novo País. Segundo dados da Acnur (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados), mais de 134 mil venezuelanos cruzaram a fronteira brasileira e, desde 2018, 43 mil foram interiorizados por meio da Operação Acolhida, uma força tarefa que direciona e acompanha os migrantes para as grandes cidades, garantindo mais chances de inclusão econômica.
Obra de Promoção Social e Educação Popular da Companhia de Jesus que transforma vidas em 14 estados brasileiros.
#SomosFéAlegriaBrasil
Avenida Paulista, 2.300 – 17º andar
CEP 01310-300 | Bela Vista – São Paulo/SP
+55 11 3956-6400
A Fundação Fé e Alegria é uma instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, Certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS, nas áreas de educação e assistência social. Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica – PIEA, oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem. Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social. A Fundação Fé e Alegria atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar n. 187 de 16 de dezembro de 2021.
Clique aqui e saiba mais sobre a importância da filantropia (imunidade tributária) para o país.
Deixe um comentário