Mais de 150 pessoas, dos 34 centros de Fé e Alegria no Brasil, participaram na tarde de ontem (10) de um grande encontro virtual que celebrou o início do ano na Fundação. Conduzido pela equipe de espiritualidade e pelo diretor-presidente da Instituição, Pe. Alexandre Raimundo de Souza, SJ, o momento foi repleto de reflexões sobre a missão e o trabalho realizado por Fé e Alegria.
O Encontro teve como principais inspirações o Jubileu 2025 da Igreja Católica, que tem como tema Peregrinos de Esperança, e o aniversário de 70 anos de Fé e Alegria no mundo, celebrado neste mês de março.
Após a exibição do trecho de um documentário com Pe. José María Vélaz, SJ, fundador do Movimento, Mariângela Risério D’Almeida, coordenadora pedagógica de Fé e Alegria Brasil, reforçou: “Nosso nome carrega nosso propósito. Que ele possa ecoar na nossa vida e na nossa comunidade”.
Iracema de Lima, diretora da Escola Família Agrícola de Jaboticaba (EFA), trouxe uma reflexão sobre o significado do Jubileu 2025. “A cada 25 anos, a Igreja celebra esse ano jubilar, para que tenhamos a oportunidade de nos reconfigurarmos e trazer presente que é possível vivermos como irmãos e como irmãs.”
O Encontro trouxe também atividades interativas, nas quais os participantes foram convidados a refletir sobre o início do ano e sobre o significado da palavra “esperançar”, como é colocada por Paulo Freire: “É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir!”
Em sua fala, Pe. Alexandre trouxe reflexões e provocações sobre o peregrinar de cada um na missão de Fé e Alegria. “Às vezes a gente acha que precisa estar pronto para caminhar, mas não é assim. O peregrino está no caminho enquanto as coisas vão acontecendo, e caminha por isso”, observou.
Ainda segundo o jesuíta, enquanto peregrinos, devemos sempre estar abertos às novidades do nosso caminho. “O caminho é sempre novo, porque quando a gente se dispõe a caminhar, há sempre novidades. Não devemos ir como aquele que já conhece tudo, se não, o nosso olhar não vai se abrir às novidades. Por isso, siga no caminho do esperançar, mas com um olhar atento, querendo enxergar as coisas nos mínimos detalhes.”
Obra de Promoção Social e Educação Popular da Companhia de Jesus que transforma vidas em 14 estados brasileiros.
#SomosFéAlegriaBrasil
Avenida Paulista, 2.300 – 17º andar
CEP 01310-300 | Bela Vista – São Paulo/SP
+55 11 3956-6400
A Fundação Fé e Alegria é uma instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, Certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS, nas áreas de educação e assistência social. Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica – PIEA, oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem. Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social. A Fundação Fé e Alegria atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar n. 187 de 16 de dezembro de 2021.
Clique aqui e saiba mais sobre a importância da filantropia (imunidade tributária) para o país.
Deixe um comentário