Fé e Alegria Internacional lançou oficialmente sua campanha “Pelo Direito à Aprendizagem”, no contexto do XLIX Congresso Internacional de Fé e Alegria, intitulado “Desafios e Oportunidades da Educação Popular”, realizado em Quito (Equador) nos dias 21 e 22 de outubro. A iniciativa tem como objetivo mobilizar esforços entre governos, sociedade civil, empresas e outros atores-chave para garantir que todas as pessoas, sem exceção, tenham acesso a uma educação de qualidade.
O lançamento da campanha foi dividido em dois momentos. O primeiro foi o Festival pelo Direito à Aprendizagem, que reuniu cerca de 300 participantes, incluindo estudantes, famílias e representantes dos 22 países onde Fé e Alegria está presente. Os jovens foram protagonistas, elevando suas vozes por meio de expressões artísticas para lembrar ao mundo que a educação é um direito universal que não conhece fronteiras.
O segundo momento importante ocorreu no Ministério da Educação do Equador, onde a ministra Alegría Crespo, o coordenador geral de Fé e Alegria Internacional, Pe. Daniel Villanueva, SJ, e o diretor nacional de Fé e Alegria Equador, Carlos Vargas, assinaram um compromisso pela promoção do direito à aprendizagem. Este acordo foi apoiado pela Conferência dos Provinciais da América Latina e Caribe (Cpal), pela Associação de Universidades confiadas à Companhia de Jesus na América Latina (Ausjal), pela Federação Latino-Americana de Colégios Jesuítas (Flacsi), pelo Serviço Jesuíta aos Refugiados na América Latina e Caribe, junto com importantes colaboradores da missão de Fé e Alegria, pela União Mundial de Ex-Alunos Jesuítas (Wuja), pela União Latino-Americana de Ex-Alunos Jesuítas (Uasialac), pela Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação (Clade) e pela DVV Internacional.
Estudantes de Fé e Alegria leram e entregaram à Ministra da Educação do Equador um manifesto, resultado de um processo coletivo, no qual expressaram suas propostas diante dos desafios que ameaçam a garantia de seu direito a aprendizagens inclusivas e de qualidade. Eles enfatizaram que não querem ser receptores passivos de conhecimentos, mas desejam uma educação transformadora que lhes permita ser protagonistas de suas próprias realidades.
“Em Fé e Alegria, defendemos aprendizagens essenciais e integrais para todos e todas, ao longo de todas as etapas de suas vidas”, comentou Pe. Daniel Villanueva. “Queremos que esta campanha visibilize as lacunas educacionais que limitam o potencial de crianças, jovens e adultos para construir um futuro equitativo e solidário.”
O que esta campanha defende?
A campanha abrange cinco linhas de ação: alcançar uma educação para todos e todas, que promova acesso, permanência, promoção e qualidade; um financiamento educativo adequado para garantir uma educação pública de qualidade; políticas públicas que promovam a educação desde a primeira infância; currículos oficiais flexíveis que incentivem a inovação; e promover a formação de professores.
No contexto do Congresso Internacional, educadores e educadoras identificaram práticas pedagógicas implementadas nos 22 países onde Fé e Alegria está presente. Essas práticas contribuem para reduzir lacunas, melhorar a qualidade das aprendizagens e promover a transformação educacional.
A urgência desta campanha reflete-se em números alarmantes, como o fato de que, em países de baixa renda, 70% das crianças não compreendem textos simples (Banco Mundial, 2022), o que nos leva a falar sobre a pobreza de aprendizagem. Além disso, segundo a Unesco (2024), mais de 750 milhões de adultos em todo o mundo não sabem ler nem escrever; e existe uma crise mundial de abandono da profissão docente, evidenciando a necessidade de 44 milhões de novos professores até 2030.
“A educação é um direito humano fundamental que potencializa as possibilidades humanas. Precisamos de uma ação coletiva para garantir que todas as pessoas tenham acesso a uma educação de qualidade, independentemente de suas circunstâncias”, enfatizou Villanueva.
Esses fatos são um chamado para que governos, sociedade civil, empresas e outros atores assegurem que as futuras gerações tenham as habilidades básicas para participar plena, livre e criticamente da sociedade.
Fé e Alegria Internacional chama a atenção para a importância da educação não apenas como meio para adquirir conhecimentos, mas como um espaço vital para a socialização, a proteção e o cuidado de crianças e jovens.
Participe da campanha e atue! www.derechoalaprendizaje.org
______________________________________________
Fonte: Comunicação | Fé e Alegria Internacional
Obra de Promoção Social e Educação Popular da Companhia de Jesus que transforma vidas em 14 estados brasileiros.
#SomosFéAlegriaBrasil
Avenida Paulista, 2.300 – 17º andar
CEP 01310-300 | Bela Vista – São Paulo/SP
+55 11 3956-6400
A Fundação Fé e Alegria é uma instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, Certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS, nas áreas de educação e assistência social. Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica – PIEA, oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem. Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social. A Fundação Fé e Alegria atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar n. 187 de 16 de dezembro de 2021.
Clique aqui e saiba mais sobre a importância da filantropia (imunidade tributária) para o país.
Deixe um comentário