No dia 05 de abril, o espaço do Centro Social São Francisco Xavier, de Fé e Alegria em Boa Vista (RR), abriu suas portas para a ação social Migración en Día | Dignidade para ficar ou seguir adiante. Realizado pelo Projeto Sumaúma: Nutrindo Vidas, da Rede Cáritas em Roraima, o evento reuniu 13 grandes parceiros para oferecer diversos serviços, de forma gratuita, para toda a população migrante e Brasileira da capital roraimense. Esta foi a terceira edição do evento, que teve como foco especial a saúde e o bem-estar das mulheres. Ao todo, foram atendidas 562 pessoas.
Além de ceder o espaço para a ação, Fé e Alegria disponibilizou sua equipe e equipamentos de apoio para os serviços oferecidos e proporcionou atendimentos de psicologia, fisioterapia, nutrição e vacinação, bem como de médicos clínico geral e pediatra. Durante o evento, os participantes puderam, ainda, fazer matrícula escolar e se inscrever para participar das atividades do Centro Social.
A ação ofereceu também outros serviços, como manicure, pedicure, corte de cabelo, exame de mamografia, atendimento jurídico e de assistência social, além de atividades para as crianças e aula de zumba.
A coordenadora do Centro Social São Francisco Xavier, Daniele King, conta que muitas das pessoas atendidas tiveram acesso a esses serviços pela primeira vez. “O sistema de saúde do estado é precário e muito lotado, o que dificulta o acesso de muitas pessoas aos atendimentos de que precisam”, explica.
Foi o caso de Mayerlin Farias, que buscou no evento atendimento psicológico para o seu filho, além de fazer a inscrição no Centro Social. “Nem aqui no Brasil, nem em outros países em que estive, consegui um serviço tão bom. Fui muito bem aconselhada no atendimento psicológico, e meu filho já começará no Centro na segunda-feira”, conta.
Daniele destaca ainda que a ação só foi possível graças ao trabalho em rede com todos os parceiros envolvidos. “De outra forma, seria impossível abranger tantos tipos de serviços. Além disso, os atendimentos foram humanizados, o que trouxe dignidade às pessoas atendidas.”
Deixe um comentário