O ano de 2020 tem sido marcado pela pandemia do coronavírus e, com isso, trouxe à tona as crises pré-existentes no acesso à educação de qualidade, atingindo especialmente os grupos em situação de vulnerabilidade social. O momento delicado destaca a necessidade da realização de novos modelos mais acessíveis e que contribuam para diminuição dos níveis de desigualdade.
A Fundação Fé e Alegría atua para garantir o Direito Universal à Educação de qualidade e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Para atingir essa meta e apoiar as equipes envolvidas, a instituição está promovendo o XLVIII Congresso Internacional de Fé e Alegria, uma série de eventos virtuais iniciados em outubro que visam articular as novas fronteiras da Educação Popular no século XXI.
O objetivo dos encontros é fortalecer o trabalho em rede que envolve diversas frentes e localidades, abrindo novos cenários diante das diferentes realidades que educadores e educadoras têm enfrentado neste período de emergência educacional. Ao todo, mais de 20 países participam, além de profissionais especializados na atuação em centros educacionais, oficinas de formação para o trabalho, escolas especiais e ensino à distância.
Confira a agenda:
I Fórum: Desafios e novas fronteiras de Educação Popular
6 de novembro de 2020 (sexta-feira)
II Fórum: O papel do educador nas novas fronteiras da Educação Popular no século XXI
16 de abril de 2021 (sexta-feira)
III Fórum: A necessidade de trabalhar em rede nestas novas fronteiras da Educação Popular
2 de julho de 2021 (sexta-feira)
Os eventos serão transmitidos ao vivo e em espanhol no Facebook oficial da Federação Internacional Fé e Alegria.