Na tarde desta quinta-feira (12), o Espaço Educação da 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo recebeu a Profª Mariângela Risério D’Almeida, coordenadora pedagógica nacional da Fundação Fé e Alegria do Brasil, e o Pe. Alexandre Raimundo de Souza, diretor-presidente da Fundação. Juntos, eles apresentaram o tema Transformação de realidades sociais, ressaltando o trabalho da Fundação como um exemplo de sucesso em projetos educacionais no Brasil.
Além de destacar a educação como uma ferramenta essencial para o empoderamento e a transformação social, Mariângela abordou questões fundamentais como o contexto atual de desigualdades e vulnerabilidades. Ela discutiu os principais motivos para a evasão escolar, incluindo a falta de apoio familiar, condições socioeconômicas desfavoráveis e desmotivação, e trouxe à tona a questão do abuso sexual decrianças e adolescentes, enfatizando o impacto devastador que esses problemas têm no desenvolvimento das novas gerações.
Pe. Alexandre reforçou a importância de ensinar as crianças a serem protagonistas desde cedo e a se envolverem ativamente em suas comunidades, ressaltando o papel da Fundação Fé e Alegria como um coletivo comprometido com a transformação social por meio da educação. “É um sonho que se constrói coletivamente: ajudar as pessoas a ocupar o seu lugar e construir a educação popular”, afirmou o Pe. Alexandre, destacando o valor da educação na promoção de justiça e igualdade.
A apresentação reafirmou o compromisso da Fundação em enfrentar esses desafios e promover uma educação inclusiva e transformadora nas regiões mais vulneráveis do Brasil.
Obra de Promoção Social e Educação Popular da Companhia de Jesus que transforma vidas em 14 estados brasileiros.
#SomosFéAlegriaBrasil
Avenida Paulista, 2.300 – 17º andar
CEP 01310-300 | Bela Vista – São Paulo/SP
+55 11 3956-6400
A Fundação Fé e Alegria é uma instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, Certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS, nas áreas de educação e assistência social. Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica – PIEA, oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem. Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social. A Fundação Fé e Alegria atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar n. 187 de 16 de dezembro de 2021.
Clique aqui e saiba mais sobre a importância da filantropia (imunidade tributária) para o país.
Deixe um comentário