O Centro de Educação Infantil Jardim Laranjeiras, unidade de Fé e Alegria em Palhoça (SC), foi certificado com o Selo Social. Promovida pelo Instituto de mesmo nome, a iniciativa reconhece instituições de impacto social, com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A unidade, que oferece Educação Infantil para crianças em situação de vulnerabilidade, está alinhada aos ODS 3 (Saúde e Bem-Estar) e 4 (Educação de Qualidade).
De acordo com Renata Ikeda, diretora da unidade de Palhoça, a certificação é de grande relevância para a instituição não só pelo reconhecimento do trabalho alinhado aos ODS, mas também por ter possibilitado um relacionamento mais próximo com outras instituições, com o poder público e com empresas locais. Isso porque, para conseguir a certificação, a unidade esteve, ao longo de 2022, em encontros presenciais com os demais participantes, além de contar com a assessoria individual do Instituto.
“Existem muitos empresários com interesse em financiar e apoiar projetos voltados à sustentabilidade ambiental, saúde etc. Então foi muito importante a gente conhecer essas empresas”, ressalta Renata. “Já colocamos a placa da certificação na entrada da instituição, para todos verem que trabalhamos com esses objetivos de desenvolvimento sustentável”, complementa.
Semeando Saúde
Para fazer a sua inscrição no Selo Social, a unidade de Palhoça escolheu um projeto relacionado, ao mesmo tempo, à educação e à alimentação das crianças atendidas. Chamado Semeando Saúde, o trabalho consistiu na criação de uma horta para que elas pudessem ter contato direto com a terra e comer o que plantaram.
O objetivo, segundo Renata, foi estimular a alimentação saudável e promover a educação ambiental. “Percebemos que as crianças não queriam comida misturada e não tinham o hábito de comer legumes e verduras”, conta a diretora. Com a horta, elas puderam aprender a plantar e acompanhar o crescimento das hortaliças para, depois, consumir aquilo que ajudaram a cultivar.
“Isso trouxe um impacto positivo, pois as crianças adquiriram outros hábitos e tiveram muito prazer em comer aquilo que plantaram, além de aprender mais sobre o respeito à natureza e entender a importância de consumir alimentos orgânicos”, finaliza Renata.
O Selo Social
O Selo Social já reconheceu mais de 12 mil impactos sociais, em 20 municípios brasileiros. Em Palhoça, 29 instituições concluíram as etapas do Programa em 2022, e o Instituto contemplou 159 impactos sociais, de 62 projetos desenvolvidos por órgãos públicos, empresas e organizações não governamentais.
Para viabilizar o Programa na cidade, o Selo Social realizou articulação com a Associação Empresarial de Palhoça (Acip) e contou com o patrocínio de empresas como Rede Salesiana Brasil, Eurotec Nutrition, Pedra Branca Cidade Criativa, Komeco, Quantum Engenharia e Shopping ViaCatarina.
Deixe um comentário