O Dia das Juventudes Indignadas de Fé e Alegria (29 de agosto) é uma data internacional que busca gerar, entre os jovens do Movimento, discussões e mobilizações, reafirmando o compromisso cidadão com situações inaceitáveis, que afetam a dignidade humana e o meio ambiente. Este ano, o tema da campanha global é o direito à aprendizagem.
Para celebrar o dia, Fé e Alegria Brasil promoveu a primeira roda de conversa com as juventudes da Fundação, que reuniu em uma grande sala virtual jovens de Cariacica (ES), Natal (RN), Tocantínia (TO), Montes Claros (MG), Recife (PE) e Quixabeira (BA). Também participaram coordenadores e equipe pedagógica desses centros. A mediação ficou por conta de educadores – também jovens e referentes para a iniciativa federativa de Juventudes do Movimento – Beatriz Sá, de Manaus (AM), Mateus Figueiredo, de Quixabeira (BA) e Júnior Silva, de Ilhéus (BA).
Após a abertura feita pelo diretor-presidente da Fundação, Pe. Alexandre Raimundo de Souza, e de uma apresentação inicial dos participantes, foi possível perceber a diversidade da juventude de Fé e Alegria. Os jovens falaram sobre o que os move nos espaços de que participam e na sociedade como um todo. “O grupo foi bastante participativo. Os jovens compartilharam suas indignações nos âmbitos da política, da educação e da saúde, e destacaram, a falta de acesso a oportunidades – que muitas vezes é suprida por Fé e Alegria”, conta Beatriz.
Os moderadores falaram também sobre as juventudes indignadas no contexto da Federação Internacional de Fé e Alegria. “A roda de conversa foi muito interessante, pois conseguimos ouvir e ver os jovens de diversos espaços além de poder conhecer um pouco a realidade que estão inseridos, para que assim possamos nos articular no acompanhamento das juventudes”, conclui a mediadora.
Obra de Promoção Social e Educação Popular da Companhia de Jesus que transforma vidas em 14 estados brasileiros.
#SomosFéAlegriaBrasil
Avenida Paulista, 2.300 – 17º andar
CEP 01310-300 | Bela Vista – São Paulo/SP
+55 11 3956-6400
A Fundação Fé e Alegria é uma instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, Certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS, nas áreas de educação e assistência social. Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica – PIEA, oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem. Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social. A Fundação Fé e Alegria atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar n. 187 de 16 de dezembro de 2021.
Clique aqui e saiba mais sobre a importância da filantropia (imunidade tributária) para o país.
Deixe um comentário