Por Fernanda Ariele da Silva, coordenadora do Centro Social de Educação e Cultura São Luiz Gonzaga, de Fé e Alegria, em Montes Claros (MG)
No início deste ano, completei 12 anos dedicados à Fundação Fé e Alegria do Brasil e, ao rever minha trajetória aqui, é impossível não ver a contribuição da Rádio Educativa Fé e Alegria para o progresso do nosso Centro São Luiz Gonzaga, em Montes Claros (MG). Em 2013, eu já fazia parte da equipe como Coordenadora Pedagógica e pude contribuir com a seleção dos profissionais que atuariam na Rádio, bem como colaborar de forma direta com o planejamento das ações iniciais. Sua inauguração foi muito esperada por toda a equipe e o desejo de colocá-la em funcionamento era muito forte em todos nós. Desde o seu surgimento, acreditamos que a Rádio, com seu caráter educativo, contribuiria para fortalecer o nosso trabalho e possibilitaria ampliação da divulgação das ações educativas realizadas nas Unidades de Fé e Alegria no Brasil.
Na história de Fé e Alegria em Montes Claros, a Rádio é muito mais do que um veículo de comunicação. Ela se tornou e é, cada vez mais, uma ferramenta fundamental para o avanço, fortalecimento e desenvolvimento comunitário, pois dá voz à sociedade, acolhe, abraça, considera a realidade dos atendidos, e por ser, resiste. É uma rádio educativa não só porque, além dos conteúdos musicais, tem o objetivo de transmitir informações da própria comunidade. Mas porque ali, nossos educandos, que são adolescentes e crianças, têm à disposição um estúdio com ferramentas próprias de uma rádio, o que dificilmente teriam em outros ambientes, e que permite a eles desenvolver habilidades técnicas e de comunicação. E, mais importante do que isso, eles têm acesso a conhecimentos que não teriam em outros espaços.
Ao acessarem e atuarem na Rádio Fé e Alegria, os educandos são, ainda, estimulados a desenvolver o senso crítico, a tomada de iniciativa e a autonomia, repensando a educação para além dos muros de Fé e Alegria. Em 2023, foi desenvolvido o Projeto “Protagonistas em Ação”, que dentre os seus objetivos, havia a previsão do trabalho com temas sobre equidade de gênero. Após um processo de formação sobre esta temática, os adolescentes foram motivados a produzirem e executarem programas em formato de podcast, que foram apresentados para a comunidade educativa. A qualidade das produções foi indiscutível, e a Rádio Educativa foi um instrumento importante para o desenvolvimento deste projeto. Esse é um exemplo concreto, dentre diversos outros que foram realizados nos dez anos de existência da Rádio, que representa de maneira prática a capacidade de transformação social dos atendidos e da comunidade como um todo.
Nossa história é longa. Já fizemos muito para a nossa comunidade e para nossos atendidos, e esperamos fazer um trabalho ainda mais pautado na formação da comunidade que atendemos, sobretudo os nossos adolescentes e as nossas crianças, para que eles possam não só ter acesso a conteúdos de qualidade, mas também contribuir com a proposta e com a construção desses conteúdos.
Enquanto isso, esperamos que a nossa rádio siga contribuindo cada vez mais com a formação das crianças e adolescentes atendidos pelo Centro, formando e transformando nosso entorno e nosso mundo.
______________________
Fernanda é graduada em Pedagogia, trabalha em Fé e Alegria há 12 anos e atua como Coordenadora da Unidade de Montes Claros há oito anos. Ela acredita que a comunicação com intencionalidade e com caráter educativo colabora para a transformação social de pessoas.
Para ouvir a Rádio Fé e Alegria do Brasil, acesse: radiofealegria.org.br
Obra de Promoção Social e Educação Popular da Companhia de Jesus que transforma vidas em 14 estados brasileiros.
#SomosFéAlegriaBrasil
Avenida Paulista, 2.300 – 17º andar
CEP 01310-300 | Bela Vista – São Paulo/SP
+55 11 3956-6400
A Fundação Fé e Alegria é uma instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, Certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS, nas áreas de educação e assistência social. Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica – PIEA, oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem. Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social. A Fundação Fé e Alegria atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar n. 187 de 16 de dezembro de 2021.
Clique aqui e saiba mais sobre a importância da filantropia (imunidade tributária) para o país.
Deixe um comentário