No último dia 16, a Casa de Acolhida Dom Luciano Mendes de Almeida recebeu o troféu 2021/2022 do Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade, reconhecimento da Prefeitura de São Paulo concedido no ano passado na categoria Pessoa Imigrante, por sua iniciativa de “Ajuda humanitária e integração de migrantes venezuelanos”.
A premiação está em sua quarta edição e é uma ação da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) para reconhecer as ações e as práticas de inclusão e diversidade nas organizações públicas, privadas e do terceiro setor. Para participar, a instituição precisa estar enquadrada em uma das 12 categorias temáticas.
O selo possui validade de um ano e pode ser renovado nas edições seguintes. Além do reconhecimento, as empresas e instituições destacadas passam a integrar a Rede do Selo, que promove encontros para a troca de boas práticas, formando uma cadeia de impulso à diversidade.
Confira a publicação do reconhecimento do Selo no Diário Oficial da Cidade de São Paulo.
Sobre a Casa de Acolhida Dom Luciano Mendes de Almeida
Localizada em São Paulo (SP), a Casa de Acolhida Dom Luciano Mendes de Almeida é um espaço da Fundação Fé e Alegria Brasil que recebe e abriga dezenas de migrantes venezuelanos interiorizados para inseri-los na realidade do novo país, auxiliá-los na adaptação sociocultural e prepará-los para o mercado de trabalho.
Desde 2018, a Fundação Fé e Alegria, reconhecida pela sua atuação com pessoas em situação de vulnerabilidade social, passou a somar forças para apoiar a causa migrante e tem atuado na ajuda humanitária desde então.