Tocantínia é um município tocantinense situado a cerca de 80 km da capital, Palmas, onde metade da população pertence à etnia indígena Xerente. Foi o primeiro local no País a tornar oficial o idioma Akwé Xerente – além, é claro, da língua portuguesa – e, de acordo com informações da Prefeitura Municipal, as reservas indígenas da região abrangem uma área de aproximadamente 180 mil hectares, nas quais vivem a comunidade Xerente.
Localizado no município desde 1957, o Colégio Frei Antônio apresentava sérias dificuldades de manutenção no ano de 2001. Nessa ocasião, o arcebispo de Palmas, Dom Alberto Taveira, apresentou a instituição para a Diretoria de Fé e Alegria em articulação com o pároco local da época, Pe. Luiz Grilo, e decidiram manter viva a memória dos fundadores da escola e de Fé e Alegria, Pe. Pereira Piagem e Pe. José María Vélaz, SJ, que tinham um sonho em comum: transformar uma comunidade a partir da educação e da promoção social.
Em fevereiro de 2002, foi assinado, oficialmente, o Termo de Convênio entre a Secretaria Estadual de Educação, a Associação Comunitária do Colégio Frei Antônio e a Fundação Fé e Alegria do Brasil. A partir dessa parceria, a escola passou a se chamar Centro Educacional Fé e Alegria Frei Antônio, mudou sua aparência e, principalmente, sua filosofia. Depois de inúmeras formações de educadores populares e rápidas reformas no prédio antigo, iniciou-se a construção de novas instalações. O novo espaço foi inaugurado em 2004 e oferecia Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Fé e Alegria pôs em prática a integração de indígenas e não indígenas, fortalecendo os vínculos. A própria estrutura do prédio homenageou a comunidade indígena, o que facilitou boas relações com lideranças Xerentes. Essa proporção, inclusive, está refletida no corpo estudantil do Centro Educacional Fé e Alegria Frei Antônio.
As parcerias com as Secretarias de Educação locais promovem projetos educacionais com atividades complementares, oferecidos no contraturno escolar, para garantir o acesso ao ensino de qualidade – direito fundamental previsto na Constituição.
O Projeto Meninas e Meninos Livres é uma das ações realizadas em conjunto com escolas públicas regionais, cujo objetivo é promover o pensamento crítico e a equidade de gênero e fornecer um espaço de escuta e formação para jovens e adolescentes. Além disso, a iniciativa introduz debates referentes à igualdade de gênero e reflete sobre os mais diversos tipos de violência contra a mulher, com o propósito de conscientizar e despertar mudanças na sociedade local.
Rua Teodomiro Carneiro, 50
Centro | Tocantínia/TO
CEP: 77640-000
+55 63 3367 1322
Rua Teodomiro Carneiro, 50
Centro | Tocantínia/TO
CEP: 77640-000
+55 63 3367 1322
Obra de Promoção Social e Educação Popular da Companhia de Jesus que transforma vidas em 14 estados brasileiros.
#SomosFéAlegriaBrasil
Avenida Paulista, 2.300 – 17º andar
CEP 01310-300 | Bela Vista – São Paulo/SP
+55 11 3956-6400
A Fundação Fé e Alegria é uma instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, Certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS, nas áreas de educação e assistência social. Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica – PIEA, oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem. Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social. A Fundação Fé e Alegria atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar n. 187 de 16 de dezembro de 2021.
Clique aqui e saiba mais sobre a importância da filantropia (imunidade tributária) para o país.